segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ainda falanda das Ciências

       Pesquisa  em Ciências

    

        Este vídeo mostra o final de um dos momento importantes que observei na escola de educação  infantil em que trabalho, quando dois meninos brincavam na pracinha, percebi que estes realizavam uma experiência através da pesquisa de materiais. Explico: no escorregador da pracinha, um deles levou uma chaleira de alumínio que encontrou nos brinquedos e colocou para escorregar. Esta deslizava de forma instável, rolava, travava no piso do escorregador.. Então o outro menino resolveu colocar areia dentro da chaleira  e novamente colocar para escorregar. Parece que gostaram do resultado pois seus risos eram de satisfação. Assim passaram a colocar mais areia na chaleira e observar como esta escorregava. Ora colocavam, ora tiravam. Chegou voando uma folha de jornal e imediatamente um deles resolveu experimentar também a chaleira sobre a folha de jornal. Os dois meninos passaram longos minutos experimentando a chaleira no escorregador com diversos materiais que encontraram no pátio.  Depois outras crianças juntaram-se para brincar.
       O que eu aprendi observando as crianças foi muito valioso. O que eu aprendi a partir das leituras sobre pesquisa e "a necessidade de reflexão crítica dos princípios educativos da pesquisa no processo de ensino  e aprendizagem" (ROSA), esta no fato de eu não ter impedido a brincadeira, o que anteriormente, teria feito logo de inicio, por acreditar que os objetos (chaleira, pá, jornal) pertenciam  a outros espaços de brincar. Deixar que as crianças experimentassem livremente me mostrou o prazer que eles puderam sentir em cada descoberta.

ROSA,  Russel T. D.  Repensando o Ensino de Ciências a partir de novas histórias da Ciências Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=41715
Vídeo disponível em: https://photos.google.com/search/_tv_V%C3%ADdeos/photo/AF1QipPj1WoxDztocI9U9zToa1phEUgmrS3RjKR5vgw2





Nenhum comentário:

Postar um comentário