sábado, 15 de abril de 2017

Estimulando o desenvolvimento das habilidades matemáticas.




          
        

      No intuito de estimular o desenvolvimento motor em crianças bem pequenas de berçário, costumo colocar obstáculos em seus caminhos. Deixo que decidam por onde ir e como ir, dentro dos limites do cuidado. A exemplo das ações sobre os objetos e toda essa experimentação que eu provoco nas crianças pequenas de berçários, fazem parte de uma sequência importante para o desenvolvimento das habilidades geométricas de lateralização e lateralidade, quando elas percebem seu corpo no espaço e coordenam os seus movimentos.

     Da mesma forma posso dizer que o trabalho que desenvolvo com as crianças maiores, entre os maternais e jardins, através dos jogos de encaixe, ordenando peças ou montando também vem ao encontro do desenvolvimento das habilidades matemáticas. Nas brincadeiras de rua delimitando espaços ou criando ambientes. O reconhecimento dos movimentos, limites, as percepções que ocorrem nas brincadeiras de estátua ou durante uma competição de Meia, meia lua onde existe um percurso a fazer, mas é preciso um domínio sobre o corpo e o espaço que ele ocupa. O uso das formas geométricas para montar outras formas. A observação da natureza. A brincadeira na gangorra. Tantas atividades puramente matemáticas que antes das diferentes leituras do eixo V do Pead/UFRGS eu não havia percebido o quanto são importantes para o desenvolvimento das primeiras noções da geometria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário