Quem é o adulto? É aquele sujeito que atingiu completo desenvolvimento ou chegou na maturidade plena em relação a sua integração social, funções intelectuais e emocionais que são atribuídas ao sujeito quando atinge a idade dos 18 anos, segundo o dicionário e a Lei respectivamente. Sendo assim, esse indivíduo não mais precisará aprender ou transforma-se, pois ao completar os 18 anos estará completo. Segundo a epistemologia genética de Piaget o indivíduo não para de aprender, segue na construção de conhecimento com bases nas estruturas que se formaram anteriormente ao longo dos anos, desde o nascimento. Entendo que a chegada na idade adulta apenas alicerçou uma base de conhecimentos significativos para a continuidade, para o aprimoramento das complexidades das relações que se fazem entre sujeito e objeto, ou seja a constante construção das estruturas para a cognição. Sendo que a idade adulta não se determina por um tempo cronológico fechado. Este, ainda pode ser variável e mutável dependendo das culturas onde este sujeito vai construir suas relações.
Como já havíamos estudado no eixo II, a construção do pensamento cognitivo se dá por estágios de desenvolvimento e o conhecimento das características de cada um deles é importante para entendermos como ocorre o processo de aprendizagem. A partir dai nos auxiliarmos para um bom planejamento, nos colocando sempre no lugar do outro.
MARQUES, Tânia Beatris Iwaszko. Aprendizagem na vida adulta. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=43019
Nenhum comentário:
Postar um comentário