A constituição das estruturas que
possibilitam a construção da autonomia vai depender diretamente das trocas com o meio e
cada criança percorre este caminho de uma forma. No caso da escola somos o meio,
e o professor, para a criança até os dois anos, é a relação mais próxima que
ela vai ter neste ambiente de troca. Esta criança, segundo Piaget, sofre dois
tipos básicos de relações na constituição da consciência moral: coação social e
cooperação. Cabe a nós que tipo de relação teremos com nossos alunos durante
essas trocas na constituição de suas estruturas para a construção do
conhecimento e mais tarde a sua autonomia.
FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Autonomia moral na obra de Jean Peaget: a complexide do conceito e sua importância para a educação. Educar, Curitiba, n. 19, p. 11-22. 2002. Editora da UFPR.
FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Autonomia moral na obra de Jean Peaget: a complexide do conceito e sua importância para a educação. Educar, Curitiba, n. 19, p. 11-22. 2002. Editora da UFPR.
Olá! Apresenta um conceito fundamental em nossos estudos! Parabéns!
ResponderExcluirAo trazer um texto do moodle, tente fazer a referência do texto de fora do ambiente moodle, pois nem todos tem acesso a esse texto colocado em ambiente fechado.
Abraços
Att Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V
PEAD UFRGS