terça-feira, 18 de abril de 2017

Autonomia



      A constituição das estruturas que possibilitam a construção da autonomia vai depender diretamente das trocas com o meio e cada criança percorre este caminho de uma forma. No caso da escola somos o meio, e o professor, para a criança até os dois anos, é a relação mais próxima que ela vai ter neste ambiente de troca. Esta criança, segundo Piaget, sofre dois tipos básicos de relações na constituição da consciência moral: coação social e cooperação. Cabe a nós que tipo de relação teremos com nossos alunos durante essas trocas na constituição de suas estruturas para a construção do conhecimento e mais tarde a sua autonomia.






FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Autonomia moral  na obra de Jean Peaget: a complexide do conceito e sua importância para a educação. Educar, Curitiba, n. 19, p. 11-22. 2002. Editora da UFPR.

Um comentário:

  1. Olá! Apresenta um conceito fundamental em nossos estudos! Parabéns!
    Ao trazer um texto do moodle, tente fazer a referência do texto de fora do ambiente moodle, pois nem todos tem acesso a esse texto colocado em ambiente fechado.
    Abraços
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir