Em minha experiência, uma coleção de fotografias sempre será
uma aprendizagem. A fotografia conserva informações ora esquecidas ou
desconhecidas. Revendo os registros fotográficos da família com os filhos e sobrinhos percebo que possuo a
história pregressa de nossa família, a trajetória
individual de cada membro dela e o universo
social e comunitário em que ela se desenvolveu. Durante a tarefa de fazer uma coleção dos
registros do meu percurso docente, constatei quanto de trabalho diverso tive a
oportunidade de proporcionar e vivenciar com os meus alunos. Nelas ficaram
registrados recortes de espaços/tempo que de imediato puderam ativar as minhas
memórias docentes e exaltar sentimentos adormecidos.
Relacionando os registros fotográficos e a documentação familiar
(registro civil, certidões, lembranças de batizados e comunhão) ao processo de
investigação histórica também foi possível constatar o quanto de hipóteses as
crianças desenvolvem ao pesquisar essas fontes. Interpretam e interferem, desenvolvem
o senso de pertencimento e também criam expectativas.
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