quarta-feira, 19 de abril de 2017

Projetos de Apendizagens



Os projetos de Aprendizagens surgem a partir de uma pergunta de interesse e no decorrer das pesquisas ele vai se modificando, pelas dúvidas sanadas ou pelo surgimento de novas dúvidas. Nossas certezas são sempre provisórias e é através da investigação e pesquisa que o projeto acontece. A cada investigação acumulamos conhecimento e ampliamos nossa aprendizagem.

O PA como planejamento, vai se construindo pelas reflexões sobre o que o aluno acha que sabe e através da investigação tenta provar o seu saber (certeza provisória). Durante a investigação e o consequente aumento do seu repertório em relação aquela certeza inicial, surgirão outras novas perguntas (dúvidas provisórias).

Trabalhar com projeto de aprendizagem em sala de aula com alun@s de educação infantil torna-se um desafio muito grande, mas possível, observando, questionando e refletindo sobre a nossa prática escolar diária. Questões do meio escolar e do cotidiano d@ alun@ a partir do que el@ traz nas suas relações com os objetos, com os colegas e com @s professor@s pode ser a nossa pergunta inicial.

3 comentários:

  1. Olá! Postagem com boa bagagem de leitura e conhecimento e que transmite tua aprendizagem sobre o tema Projeto de Aprendizagem. Faltou apenas acrescentar como seria realizada essa pesquisa? Através de recursos midiáticos? Que produção seria realizada essa pesquisa?
    Para completar o tua postagem é importante compartilhar qual texto que fez você ter esse novo pensar. Acrescente ao término a referência, pois é importante para quem consulta o teu texto e quer ampliar sobre esse tema de estudo, que á atual e diversas pessoas querem ampliar esse conhecimento.
    Abraços! Parabéns!
    Att. Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador
    PEAD -UFRGS

    ResponderExcluir
  2. Glauber, esta reflexão não foi a partir de um texto, surgiu como um entendimento após conversas com tutores a professora Rosane. Pois antes eu tinha muita dificuldade sobre o PA, e o que seriam as dúvidas e certezas.

    ResponderExcluir