As
diferentes formas de organizar os conteúdos são abordados no capítulo 6 do livro "La practica educativa. Cómo enseñar"* de
Antoni Zabala Vidiella e neste, o
autor faz um comparativo dos métodos
globalizados, entre eles: O de centro de interesses da qual o
objetivo principal é a função social do ensino na formação de indivíduos
preparados para conhecer e interagir com o meio. O de projetos que tem a
finalidade de preparar para a vida pessoas solidárias que sabem fazer. De
investigação do meio que condiciona a ação educativa a formação de
cidadãos democráticos e com espírito científico e o de projetos de trabalhos,
que entende que o objetivo básico do ensino é
formar cidadãos capazes de "aprender a aprender". Portanto, todos tem o objetivo central de
formar indivíduos para conhecer a
realidade e saber desenvolver-se nela. O foco é sempre o aluno e suas
necessidades educativas e a relevância dos conteúdos disciplinares esta em
função da potencialidade formativa ou seja, o aluno como protagonista principal
de seu aprendizado. Os materiais e os conteúdos disciplinares passam a um segundo plano, mas
ainda são fundamentais para a compreensão e interpretação da realidade.
Diante
disto, faço um paralelo com a minha atuação como docente. Atuo em projeto
dentro de uma escola infantil, trabalhando temáticas da diversidade pouco ou
nada abordadas por outras professoras e dentro de um universo pouco favorável
ao conhecimento de tais temáticas. Identifico entre os métodos acima o centro
de interesses como uma alternativa favorável
para abordar conteúdos de temática sobre racismo, sexualidade, gênero,
etc. De acordo com o ponto de partida desta metodologia sempre procuro uma
situação real para despertar o interesse das crianças para um tema que se torna
necessário conhecer. Trabalho nas diferentes áreas do conhecimento unindo
materiais, pesquisa e a observação das suas próprias realidades para a livre
expressão de seus sentimentos e dos conhecimentos adquiridos, na intenção de
formar crianças, adolescentes e adultos mais preparados para as adversidades
que a vida lhes impuserem.
*Disponível em: https://es.slideshare.net/solorzanoguzman/zavala-vidiella-antoni-la-prctica-educativa-cmo-ensear
Nenhum comentário:
Postar um comentário