sábado, 15 de abril de 2017

Métodos Globalizados

  
      As diferentes formas de organizar os conteúdos são abordados no capítulo 6 do livro "La practica educativa. Cómo enseñar"* de Antoni Zabala Vidiella e neste,  o autor faz um  comparativo dos métodos globalizados, entre eles: O de centro de interesses da qual o objetivo principal é a função social do ensino na formação de indivíduos preparados para conhecer e interagir com o meio. O de projetos que tem a finalidade de preparar para a vida pessoas solidárias que sabem fazer. De investigação do meio que condiciona a ação educativa a formação de cidadãos democráticos e com espírito científico e o de projetos de trabalhos, que entende que o objetivo básico do ensino é  formar cidadãos capazes de "aprender a aprender".  Portanto, todos tem o objetivo central de formar indivíduos para  conhecer a realidade e saber desenvolver-se nela. O foco é sempre o aluno e suas necessidades educativas e a relevância dos conteúdos disciplinares esta em função da potencialidade formativa ou seja, o aluno como protagonista principal de seu aprendizado. Os materiais e os conteúdos disciplinares passam a um segundo plano, mas ainda são fundamentais para a compreensão e interpretação da realidade.

      Diante disto, faço um paralelo com a minha atuação como docente. Atuo em projeto dentro de uma escola infantil, trabalhando temáticas da diversidade pouco ou nada abordadas por outras professoras e dentro de um universo pouco favorável ao conhecimento de tais temáticas. Identifico entre os métodos acima o centro de interesses como uma alternativa favorável  para abordar conteúdos de temática sobre racismo, sexualidade, gênero, etc. De acordo com o ponto de partida desta metodologia sempre procuro uma situação real para despertar o interesse das crianças para um tema que se torna necessário conhecer. Trabalho nas diferentes áreas do conhecimento unindo materiais, pesquisa e a observação das suas próprias realidades para a livre expressão de seus sentimentos e dos conhecimentos adquiridos, na intenção de formar crianças, adolescentes e adultos mais preparados para as adversidades que a vida lhes impuserem.

*Disponível em: https://es.slideshare.net/solorzanoguzman/zavala-vidiella-antoni-la-prctica-educativa-cmo-ensear





Nenhum comentário:

Postar um comentário