domingo, 30 de abril de 2017

Professor Reflexivo e Mediador





Professor reflexivo é aquele que aprendeu a desenvolver sua capacidade de reflexão pela observação, análise e comparação da sua práxis frente a uma interpretação dos resultados, e ao avaliar-se busca soluções para melhorar sua prática escolar, de forma persistente, sem medo de avançar no desconhecido em prol das aprendizagens.

Em uma escrita anterior, para um fórum de discussões, eu disse que os questionamentos que o professor se faz são necessários para que ocorra a sua própria aprendizagem na sua função de facilitador.  Um erro pensar desta forma, pois se o professor fosse um facilitador dos processos de aprendizagem de seus alunos, não seria necessária a reflexão, pois sendo ele o “sr” de todos os saberes, nada teria para modificar. O professor deve ser um mediador das linguagens tecnológicas, no uso das ferramentas, nas conexões entre conceitos. Deve instigar o aluno a pensar, a pesquisar e desenvolver suas próprias ideias e significados. Desta forma será possível ajudar o aluno a ampliar os seus conhecimentos pela compreensão/interligação de alguns conceitos e no desenvolvendo de sua autonomia e autocrítica. Assim também é possível dizer que o aprendizado ocorre em parceria. O professor também aprendiz, mesmo em diferentes condições aos alunos pela sua carga maior de conhecimentos e experiências, se vê estimulado a desenvolver a sua capacidade para a reflexão diante do novo. Ao interpretar a sua práxis, avalia, se auto avalia e nos questionamentos que se faz procura evidencias, compreende as consequências das suas ações e busca a transformação necessária para a sua aprendizagem e a do educando na sua função de professor mediador.

Na minha práxis, procura sempre levar a dúvida, desestabilizar comportamentos e questionar as verdades. Costumo provocar este movimento de ação- reflexão na esfera pessoal, dos alunos, dos colegas e também das condutas administrativas. Como referência da Diversidade, provoco diferentes maneiras de serem trabalhados temas pouco habituais por que penso que a escola deve ser  um espaço de reflexão constante.


Referências: 
ALARCÃO, Isabel (ORG.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão -  Editora Porto. Porto, Portugal, 1996.
BULGRAEN, Vanessa C. Papel do Professor e sua Mediação nos Processos de  Elaboração do Conhecimento. Revista Conteúdo. Capivarí, v.1, n.4, ago./dez. 2010.
Professor Mediador. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/glossario/professor-mediador/.Acessado em 26/04/2017.


2 comentários:

  1. Olá! A postagem tem ótimos argumentos, busca situações vivenciadas e que apoiaram na tua compreensão. Os autores citados estão referenciados ao final, dando ao leitor margem de pesquisa. Parabéns!

    Att, Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V
    PEAD UFRGS

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