domingo, 10 de dezembro de 2017

RESPINGOS DA ENQUETE



A enquete que elaborei pretendia avaliar se as pessoas acreditam que existam diferenças na aprendizagem de crianças de etnias diferente e principalmente das  afrodescendentes e africanas em relação a crianças brancas.  Os colaboradores não afirmam essa diferença, mas sim o preconceito existente nas escolas em relação a essas crianças, que historicamente apresentam situações socioeconômicas em desvantagem, comparadas às crianças brancas. Seus professores, na maioria de étnia branca, deixam de lado a dedicação necessária para que estas crianças sintam-se em posição de igualdade e consigam atingir os mesmos desempenhos dos seus colegas. Diferenças no desenvolvimento cognitivo de crianças de raças/etnias diferentes e especialmente as afrodescentes, não são confirmadas e ao analisar a primeira questão que foi perguntada se "toda a criança é capaz de aprender", a resposta foi 100% positiva.
 Identifico desta forma que as pessoas acreditam no potencial das crianças indiferente de quem são, como são, de onde vêm. Nos estudos de Emília Ferreiro sobre Alfabetização entende-se que a aquisição da escrita esta apoiada em pressupostos da psicogenética desenvolvida por Piaget que explica a construção do conhecimento por estádios que se sucedem em complexidade. Sabendo também, que as crianças aprendem de diferentes formas e tempos e existem muitos fatores que interferem neste processo. São eles: os aspectos sociológicos, funcionais, estruturais, neuronais e psicogenéticos. Além é claro de que a criança precisa sentir prazer em estudar, ter motivação.






BARDUCH, Ana Lúcia Jankovici. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.4, n.4/5, jan./dez. 2004 – ISSN 1679-8678
MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e educação: perspectivas teóricas e implicações educacionais. Canoas: Salles, 2008. p.17-26
Coleção memória da pedagogia, n.5:  Emília Ferreiro: a construção do conhecimento/ editora Manuel da Costa Pinta; (Colaboradores Telma Weisz...et al). Rio de Janeiro: Ediouro; são Paulo: Segmento-Duetto,  2005. Suplemento especial: movimentos de alfabetização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário