quarta-feira, 31 de julho de 2019

Planejamento



O exercício de um planejamento na educação infantil, se dá a todo momento, como citei na postagem anterior, aprendendo com Rubem Alves, o caminho que devemos tomar é entendido a partir das observações, dos questionamentos das crianças e dos nossos próprios questionamentos. Maria Bernardette C. Rodrigues, em seu texto “Planejamento: Em busca dos caminhos” nos faz lembrar que todo o planejamento deve ter intencionalidades, e estar apoiada em pressupostos teóricos que “estabelecem as diretrizes do trabalho, definido procedimentos e estratégias metodológicas”. Nesta minha caminhada de pouco mais de três meses com o Maternal 1, foi possível estabelecer alguns caminhos em diálogo com outros professores que passaram pela turma desde a reinserção e inserção das crianças no início deste ano letivo. Colocando minhas ponderações das experiências que tive nos anos anteriores com as mesmas crianças ainda nos berçários 1 e 2. Os pressupostos estudados para a consolidação da base municipal e a experiência de 5 anos trabalhando em Diversidade com as turmas de 0 a 6 anos. E com certeza todos os estudos feitos no PEAD. Aprendi muito com as crianças do Maternal 1, principalmente no que se refere a afetividade como base fundante da formação destas crianças como sujeitos; nas trocas, nas interações, nas intervenções intencionais e provocantes no jogo de perguntas e respostas.



Um comentário:

  1. Nanci,

    Analisando suas postagens, percebo o quanto abordas a teoria estudada com sua prática educacional, com isso enriquecendo muito suas reflexões.
    Que toda sua trajetória acadêmica contribua ainda mais a sua profissão.
    Forte abraço!

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