O exercício de um planejamento na educação infantil, se dá a
todo momento, como citei na postagem anterior, aprendendo com Rubem Alves, o caminho
que devemos tomar é entendido a partir das observações, dos questionamentos das
crianças e dos nossos próprios questionamentos. Maria Bernardette C. Rodrigues,
em seu texto “Planejamento: Em busca dos caminhos” nos faz lembrar que todo o
planejamento deve ter intencionalidades, e estar apoiada em pressupostos
teóricos que “estabelecem as diretrizes do trabalho, definido procedimentos e
estratégias metodológicas”. Nesta minha caminhada de pouco mais de três meses
com o Maternal 1, foi possível estabelecer alguns caminhos em diálogo com
outros professores que passaram pela turma desde a reinserção e inserção das
crianças no início deste ano letivo. Colocando minhas ponderações das
experiências que tive nos anos anteriores com as mesmas crianças ainda nos
berçários 1 e 2. Os pressupostos estudados para a consolidação da base
municipal e a experiência de 5 anos trabalhando em Diversidade com as turmas de
0 a 6 anos. E com certeza todos os estudos feitos no PEAD. Aprendi muito com as crianças do Maternal 1, principalmente no que
se refere a afetividade como base fundante da formação destas crianças como
sujeitos; nas trocas, nas interações, nas intervenções intencionais e provocantes
no jogo de perguntas e respostas.
Nanci,
ResponderExcluirAnalisando suas postagens, percebo o quanto abordas a teoria estudada com sua prática educacional, com isso enriquecendo muito suas reflexões.
Que toda sua trajetória acadêmica contribua ainda mais a sua profissão.
Forte abraço!