Sobre Professor Reflexivo postado no blog em texto
de 30 abril de 2017, eu já percebia a grande diferença entre um professor
mediador e um professor facilitador, discorrendo sobre características de cada
um e entendendo qual seria a minha forma de trabalhar dali em diante. Hoje com a experiência de construir um
portfólio, fica mais clara a função do professor. Um portfólio da forma como hoje
entendo ser o ideal, tem como um dos principais objetivos a reflexão. Desta
forma observando os resultados desta reflexão sobre o próprio fazer docente
modifica o seu fazer. Ao mediar o processo ensino aprendizagem, instiga o aluno
a pensar, a se questionar e procurar resolver os problemas que os afetam. O
professor que também é um aprendiz das suas próprias ações, ao refletir sobre
as ações dos alunos em busca de soluções, busca sempre novas formas de mediar o
processo, num ideal de reflexão-ação-reflexão. Sobre portfólios, Jussara
Hofmann (2012, p. 118) diz que professores ao elaborarem estes documentos,
ampliam seus saberes, modificam sua forma de observar e de anotar ao refletirem
sobre o processo de construção do conhecimento das crianças no cotidiano
escolar. Os professores percebem-se participantes do processo, aumentando a
responsabilidade ao elaborarem os relatórios, modificando e ampliando o
significado pedagógico do seu fazer e do fazer das crianças. Ambos estarão
abertos a novos questionamentos e busca de soluções, ampliando repertórios de
conhecimentos.
Referências:
ALARCÃO, Isabel (ORG.). Formação reflexiva de professores –
estratégias de supervisão - Editora
Porto. Porto, Portugal, 1996.
BULGRAEN, Vanessa C. Papel do Professor e sua Mediação nos
Processos de Elaboração do Conhecimento.
Revista Conteúdo. Capivarí, v.1, n.4, ago./dez. 2010.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar
sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
Professor Mediador. Disponível em:
http://educacaointegral.org.br/glossario/professor-mediador/.Acessado em
26/04/2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário