“O papel do professor é aprender
o que a criança já sabe e possibilitar que ela aumente a sua capacidade de
aprender”. Frase retirada da postagem feita em 1/7/2018. O que eu aprendi durante
o estágio, com as crianças de 2 anos da turma do Maternal 1? Segundo Paulo Freire,
ensinar exige pesquisa, e aprendi com crianças tão pequenas a importância dos
materiais oferecidos. Se eu levar para sala de uma caixa de papelão para
guardar algo, com certeza as crianças irão me roubar a caixa para brincar. Se
estou finalizando a decoração de uma capa com fitas ou fitilhos, as crianças estão
por perto, inventando novos usos para as fitas e fitilhos. Estes exemplos me
ensinaram a buscar materiais, que para nós, adultos sem veias artísticas, tem
funções definidas, possibilitar às crianças oportunidades de estabelecer, cada
uma nos seus jogos simbólicos, outras funções aos materiais. Da mesma maneira
que eu adulta, utilizo um material, para que este cumpra da melhor forma a função
a que está destinado, as crianças através da investigação e experimentações vão
procurar a melhor função para este mesmo material. Para tanto é preciso oferecer materiais
diversos, como fitas, cones, caixas, lãs, cordões, cabides, botões, tecidos, estes
são alguns exemplos. Podemos oferecer materiais mais orgânicos da natureza como
folhas, galhos, sementes, terra, em que também suscite a curiosidade das
transformações, do crescimento natural das plantas e bichos, do florescer e da morte
de uma pequena planta, da transformação da terra em barro. e das transformações do agir sobre estes materiais. Assim possibilitar que a criança desenvolva
por si, a criatividade e novos modos de brincar, individual e coletiva, agindo sobre estes materiais, em um
ambiente de múltiplas aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário