segunda-feira, 29 de julho de 2019

Materiais


“O papel do professor é aprender o que a criança já sabe e possibilitar que ela aumente a sua capacidade de aprender”. Frase retirada da postagem feita em 1/7/2018. O que eu aprendi durante o estágio, com as crianças de 2 anos da turma do Maternal 1? Segundo Paulo Freire, ensinar exige pesquisa, e aprendi com crianças tão pequenas a importância dos materiais oferecidos. Se eu levar para sala de uma caixa de papelão para guardar algo, com certeza as crianças irão me roubar a caixa para brincar. Se estou finalizando a decoração de uma capa com fitas ou fitilhos, as crianças estão por perto, inventando novos usos para as fitas e fitilhos. Estes exemplos me ensinaram a buscar materiais, que para nós, adultos sem veias artísticas, tem funções definidas, possibilitar às crianças oportunidades de estabelecer, cada uma nos seus jogos simbólicos, outras funções aos materiais. Da mesma maneira que eu adulta, utilizo um material, para que este cumpra da melhor forma a função a que está destinado, as crianças através da investigação e experimentações vão procurar a melhor função para este mesmo material.  Para tanto é preciso oferecer materiais diversos, como fitas, cones, caixas, lãs, cordões, cabides, botões, tecidos, estes são alguns exemplos. Podemos oferecer materiais mais orgânicos da natureza como folhas, galhos, sementes, terra, em que também suscite a curiosidade das transformações, do crescimento natural das plantas e bichos, do florescer e da morte de uma pequena planta, da transformação da terra em barro. e das transformações do agir sobre estes materiais. Assim possibilitar que a criança desenvolva por si, a criatividade e novos modos de brincar, individual e coletiva, agindo sobre estes materiais, em um ambiente de múltiplas aprendizagens.

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