quarta-feira, 27 de junho de 2018

Pedagogia Inovadora


         Inovação pedagógica trata-se  de um novo olhar sobre a maneira de ensinar e aprender. Para isso é necessário correr riscos e promover uma série de mudanças como a ruptura das antigas formas de ensinar (princípios positivistas); valorizar o conhecimento cultural e popular em detrimento da globalização tão atrelada as formas de ensinar;  partilhar além dos conhecimentos e das experiências entre alunos e professores também na coletividade, buscando uma gestão mais democrática, mais  diversa, onde as decisões sejam do coletivo; superar as dualidades, as avaliações formais e as prescrições. Projetar um equilíbrio entre as normas técnicas/regulatórias e protagonismo emancipatório.
          Assim novamente tentamos descobrir como fazer nosso trabalho docente da melhor forma, como muitos estudos pedagógicos vem demonstrando. A partir dos ambientes de aprendizagens? Utilizando as mais inovadoras tecnologias digitais? Abandonando as velhas e duradouras tecnologias como papel, caneta, giz  e quadro negro? Não. Acredito que inovar é exatamente não abandonar as velhas tecnologias que tanto fazem parte da nossa memória escolar, cultural e coletiva, mas inová-las, transforma-las  em um verdadeiro território de aprendizagens.  Mudando o formato, harmonizando, experimentar outras possibilidades de uso. E e assim iremos inovar no estágio curricular usando das tecnologias que se dispuserem a nossa frente,  pois sabemos que nossas escolas não estão preparadas para receber as inovações que chegam com as novas gerações,  mas nós docentes, estaremos preparados para recebê-las e planejarmos criando ambientes de aprendizagens onde  possamos unir estas diferentes tecnologias (velhas e novas, digitais e analógicas) é parte do grande desafio para o  próximo semestre. 


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