domingo, 16 de julho de 2017

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

Uns dos principais indicadores de uma verdadeira gestão democrática estão na utilização da escola como espaço publico e do livre acesso à informação com transparência na prestação de contas.

A importância da gestão democrática esta na discussão pela própria comunidade de como enfrentar as problemáticas locais e fomentar o objetivo principal da educação como prática social garantindo o desenvolvimento pleno do educando, da cidadania e da formação para o trabalho de acordo com a LDB.

As mediações institucionais entre Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, Escola e Conselho Escolar são alguns dos instrumentos de controle social do poder na gestão da escola utilizando de critérios impessoais, objetivos e universais na gestão dos recursos dando equivalência entre decisões e realidade social da escola.

O Projeto Político Pedagógico deve ser a identidade da escola e a sua proposta advém das necessidades que ela demanda, como um processo de decisões democrático construído dentro de um movimento da organização da escola, de acordo com a legislação, de forma participativa e coletiva, onde todos os representantes da comunidade escolar, gestores, funcionários, professores pais e alunos, vivenciem e participem efetivamente na concepção, execução e avaliação deste produto/processo também é um indicador de gestão democrática e a garantia de que este processo aconteça de forma horizontal, esta no papel do gestor articular as relações entre a comunidade e a escola. 



Referências:

QUADRO BASEADO EM: BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado) Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=4299

MARTINS, Gisele B, FOSSSATTI, Paulo e SILVA, Juliana Cristina. Os Conselhos Escolares e sua atuação pedagógica na perspectiva de uma gestão democrática. Reunião da ANPED – Educação, movimentos sociais e políticas governamentais – UFPR – Curitiba, PR. 2016.

BAIRROS, M. S. e SILVA, M. B. G. Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar: Espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010296/mod_resource/content/2/PPP.pdf acessado em: 09 jun 2017.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Filme/vídeo: A construção do Projeto Político Pedagógico da escola. TV Paulo Freire. 2007

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