Uns dos principais
indicadores de uma verdadeira gestão democrática estão na utilização da escola
como espaço publico e do livre acesso à informação com transparência na prestação
de contas.
A importância
da gestão democrática esta na discussão pela própria comunidade de como
enfrentar as problemáticas locais e fomentar o objetivo principal da educação
como prática social garantindo o desenvolvimento pleno do educando, da
cidadania e da formação para o trabalho de acordo com a LDB.
As mediações
institucionais entre Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação,
Escola e Conselho Escolar são alguns dos instrumentos de controle social do
poder na gestão da escola utilizando de critérios impessoais, objetivos e
universais na gestão dos recursos dando equivalência entre decisões e realidade
social da escola.
O Projeto Político Pedagógico deve ser
a identidade da escola e a sua proposta advém das necessidades que ela demanda,
como um processo de decisões democrático construído dentro de um movimento da
organização da escola, de acordo com a legislação, de forma participativa e
coletiva, onde todos os representantes da comunidade escolar, gestores,
funcionários, professores pais e alunos, vivenciem e participem efetivamente na
concepção, execução e avaliação deste produto/processo também é um indicador de
gestão democrática e a garantia de que este processo aconteça de forma
horizontal, esta no papel do gestor articular as relações entre a comunidade e
a escola.
Referências:
QUADRO BASEADO EM: BATISTA, Neusa Chaves (2002). Democracia e
Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública
municipal de Porto Alegre. POA/UFRGS/PPGS (Dissertação de Mestrado) Disponível
em: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=4299
MARTINS, Gisele B,
FOSSSATTI, Paulo e SILVA, Juliana Cristina. Os Conselhos Escolares e sua
atuação pedagógica na perspectiva de uma gestão democrática. Reunião da ANPED –
Educação, movimentos sociais e políticas governamentais – UFPR – Curitiba, PR. 2016.
BAIRROS, M. S. e SILVA, M. B. G. Projeto Político Pedagógico e
Regimento Escolar: Espaços para a construção de uma escola pública democrática.
Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010296/mod_resource/content/2/PPP.pdf
acessado em: 09 jun 2017.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Filme/vídeo: A construção do
Projeto Político Pedagógico da escola. TV Paulo Freire. 2007
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