domingo, 16 de julho de 2017

MUDANÇAS


Mudanças de comportamento em relação ao planejamento diário experenciado na escola de educação infantil.


Durante a interdiscilplina Projeto em Ação, me questionava sobre a forma de planejar as aulas com temáticas tão fechadas sendo que era preciso introduzir um projeto de aprendizagem. Após as leituras pude compreender que um Projeto de Aprendizagem nada mais é que a valorização dos interesses do aluno, a partir da sua fala e da sua realidade, possibilitando-lhe as ferramentas para que este se torne um aluno pesquisador e busque as respostas às suas perguntas.  Neste processo também o papel do professor investigativo é fundamental; conhecendo turma e suas individualidades com suas curiosidades e interesses, também deve instiga-los a dar respostas as suas perguntas e a procurar por elas quando não as tem.

A mudança que falo acima se refere exatamente em como minha prática de planejamento diário mudou durante este semestre. Antes, eu chegava à turma de trabalho com o tema a ser abordado, as falas e as perguntas que eu tinha para eles. Mesmo que dando liberdade ao protagonismo do aluno, sempre tentei direcionar os rumos dos diálogos para atingir objetivos traçados na minha individualidade, ou seja, “aquilo que eu achava que deveriam aprender”, sem considerar se o tema era de seus interesses ou provocaria mudanças significativas das suas realidades.

Trabalhando com turmas de educação infantil dos 4 meses de idade aos cinco anos, posso dizer que não é fácil essa mudança, turmas com muitas diferenças de idade,  crianças com percursos muito diversos, com vivências reais das mais variadas realidades socioeconômicas, religiosas e ritmos de aprendizagens. Mas a experiência de aplicar um PA na turma de Jardim 1 (crianças de 4/5 anos) fez com que eu pensasse sobre minha ação pedagógica como um todo.  Sei que a mudança é importante, e sei “o quê” não devo mais fazer. As minhas certezas tornaram-se provisórias e minhas dúvidas constantes provocam mais pesquisa e maior comprometimento com as aprendizagens significativas, tanto minhas quanto dos meus alunos.


Referências: 
ALARCÃO, Isabel (ORG.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão -  Editora Porto. Porto, Portugal, 1996.
BULGRAEN, Vanessa C. Papel do Professor e sua Mediação nos Processos de  Elaboração do Conhecimento. Revista Conteúdo. Capivarí, v.1, n.4, ago./dez. 2010.
Professor Mediador. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/glossario/professor-mediador/.Acessado em 26/04/2017.
MODEL, Débora S. Projetos de Aprendizagem: Uma nova concepção de conceito de projeto. Trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia - UFRGS. 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37818/000821722.pdf?sequence=1  acessado em 10/06/2017



 

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