sábado, 15 de julho de 2017

Avaliação na Educação Infantil




Como professora de educação infantil entendo a avaliação como ferramenta para a melhora da ação educativa, não como ferramenta para medir a aprendizagem da criança.  Sendo assim, deve ser encarada como uma ferramenta para o acompanhamento do processo pedagógico, um instrumento que busca identificar pontos que precisam de maior atenção, tanto no desenvolvimento da criança como da prática do professor.  Essa passa por uma escuta e observação sensível, por uma reflexão profunda sobre o que meus alunos necessitam, o que pensam, a partir do conhecimento da realidade onde estão inseridos com o propósito de articular ações que promovam o desenvolvimento destes moral e intelectualmente.  
Conforme (HOFFMANN,1996), é preciso considerar alguns pressupostos:
a) uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesse e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações experienciadas;
b) um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e favorecer lhe novos desafios;
c) um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o fazer pedagógico. (HOFFMANN,1996, p.19)


HOFFMANN, JUSSARA. Avaliação e Educação Infantil. Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança.  Porto Alegre. Editora Mediação, 1996.
Vídeo entrevista com Jussara Hoffmann. Avaliação na educação Infantil.  Publicado em 18/08/2011. https://www.youtube.com/watch?time_continue=1117&v=A74gphe1nT4

Nenhum comentário:

Postar um comentário