Como professora de educação infantil
entendo a avaliação como ferramenta para a melhora da ação educativa, não como
ferramenta para medir a aprendizagem da criança. Sendo assim, deve ser encarada como uma
ferramenta para o acompanhamento do processo pedagógico, um instrumento que busca
identificar pontos que precisam de maior atenção, tanto no desenvolvimento da
criança como da prática do professor. Essa passa por uma escuta e observação
sensível, por uma reflexão profunda sobre o que meus alunos necessitam, o que
pensam, a partir do conhecimento da realidade onde estão inseridos com o
propósito de articular ações que promovam o desenvolvimento destes moral e intelectualmente.
Conforme (HOFFMANN,1996), é preciso
considerar alguns pressupostos:
a) uma proposta pedagógica que
vise levar em conta a diversidade de interesse e possibilidades de exploração
do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural e
proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações
experienciadas;
b) um professor curioso e
investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no
sentido de apoiá-la, acompanhá-la e favorecer lhe novos desafios;
c) um processo avaliativo
permanente de observação, registro e reflexão acerca do pensamento das
crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do
repensar do educador sobre o fazer pedagógico. (HOFFMANN,1996, p.19)
HOFFMANN, JUSSARA. Avaliação e
Educação Infantil. Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre. Editora Mediação, 1996.
Vídeo entrevista com Jussara
Hoffmann. Avaliação na educação Infantil. Publicado em 18/08/2011. https://www.youtube.com/watch?time_continue=1117&v=A74gphe1nT4
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