sábado, 14 de dezembro de 2019

Análise reflexiva de prática em sala de aula: todas as linguagens

    
      No momento ainda faço análises reflexivas da prática em sala de aula durante o meu       estágio curricular obrigatório. Eu não lembrava há quanto tempo não tinha uma turma, estando eu, como professora referência no convívio diário com as mesmas crianças. A satisfação é tanta que vou prosseguir com esta turma de M1 na próxima etapa do M2. Constatar o quanto crescemos juntos neste ano, o quanto aprendi e pude colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante esta graduação, período em que estive a frente de projetos na escola, sem referenciar nenhuma turma.
       Pela Lei 12.796, a finalidade definida para a educação infantil, é dar condições da criança atingir seu pleno desenvolvimento integral nos vários aspectos: físicos, psicológicos, intelectual e social e como um dos eixos do Referencial Curricular Nacional, a linguagem.
      Na postagem que fiz em 4 de julho de 2018, experiências e vivências em turma de pré escola, através da música, dos filmes, dos livros e  passeios foi notado um aumento considerável no vocabulário das crianças e consequentes aprendizagens, Neste ano de 2019 em que estou professora do maternal 1 (crianças de 2 3 anos de idade), percebi a linguagem como essencial para a interação das crianças desta turma. Descrevi no relatório de estágio o perfil da turma em que tinhamos algumas crianças que se comunicavam bem através da oralidade, bons vocabulários e boa expressão linguística, no entanto, outras tantas nem falavam, a comunicação se dava através das expressões, do choro, dos gestos.
      Nosso projeto "Diversidade através das músicas e histórias" foi de grande importância no avanço desta comunicação, em que as crianças participavam ativamente das canções de gestos, resignificando as palavras e adquirindo novos conceitos, solicitando e recontando histórias que as atraia pela novidade e espanto. A mudança nas formas de se comunicar melhoraram não somente o entendimento das crianças sobre as coisas, mas as formas de interagir entre seus pares, tornando-os mais independentes e menos solícitos de intervenções dos adultos.

          Na análise feita em grupo chegamos a conclusão que a aquisição de novos elementos para a compreensão do que é ouvido, dito e visto nas histórias, livros, filmes ou passeios foram extremamente importantes para o desenvolvimento da linguagem. Nas experiências e nas diferentes vivências das descobertas, no aumento do vocabulário, nas aprendizagens. (Trecho extraído da publicação em Blog da Nanci, 2018)

http://nanciba.blogspot.com/2018/07/analise-reflexiva-de-pratica-sala-de.html

Um comentário:

  1. Nanci,

    Abordas em sua postagem um assunto muito importante sobre a prática, mas especificamente na Educação Infantil, do quanto se torna fundamental este olhar atento nesta fase da(s) criança(s).
    Sigamos refletindo.
    Forte abraço!

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