quinta-feira, 28 de novembro de 2019

PORTFÓLIO TAMBÉM COMO MEMÓRIA




Resolvi voltar ao texto postado por mim no blog em 15/04/2017 sobre fotografia e memória. Nele coloco minha experiência familiar de ter muitas fotografias e revê-las de tempos em tempos. Os registros fotográficos tem uma importância sócio histórica que conta sobre uma ou mais famílias, sobre um indivíduo ou grupos. A fotografia traz à tona uma memória talvez esquecida, ou não falada, de tempos felizes ou não, a lembrança de pessoas que nelas estão ou não, fato que também pode revelar o funcionamento desta família ou grupo. Assim, podemos falar de inúmeras memórias que um registro fotográfico pode conter, de valor, social, cultural, geográfico, histórico, comportamental, etc.

Mas retomo este texto para falar dos registros que fazemos no dia a dia das crianças em nossas escolas. Com o intuito de captar momentos de aprendizagem, de investigação, de expressões e manifestações espontâneas que na melhor das hipóteses são reunidas em um documento chamado portfólio, onde se tenta contar o percurso escolar de uma criança em um determinado período.



 Sem nos perceber, traçamos uma parte da história individual de uma criança; falamos do seu desenvolvimento escolar, mas também das suas relações sócio afetivas. Contamos de seus gostos, suas preferências, suas habilidades e também das suas dificuldades.

Um portfólio bem feito, com registros significativos pode fazer parte destas lembranças individuais ou coletivas, um dos álbuns de recordações da familiares.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Prezada Nanci,

    Suas reflexões demonstram a retomada de conhecimentos anteriores aliados à prática escolar, destacando em ambas as reflexões a importância do portfólio, os registros que nele ficam e que farão parte da história.
    Que sigas refletindo!
    Forte abraço!
    Carla

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