Ao reler os textos* dos professores Crediné e Rosane Aragon, percebi a necessidade de pesquisar mais sobre as Arquiteturas Pedagógicas, e principalmente como funcionam na prática. Lendo as concepções e os pressupostos que sustentam este modelo pedagógico me identifico com o formato de Projetos de Aprendizagem, talvez por temos nos familiarizado mais durante o curso. Porém sinto enorme dificuldade em colocar em prática e até mesmo criar um Projeto de Aprendizagem na Educação Infantil, nível que atuo.
Um modelo de concepção interdisciplinar, sob novos formatos e nas redes de apoio, possibilitando propostas pedagógicas flexíveis, abertas e inclusivas são necessárias nestes novos tempos em que a informação e formação globalizada não impõe limites. Ao mesmo tempo se faz necessária a reflexão do uso destas redes, papel fundamental do professore mediador. É disto que fala Arquitetura Pedagógica e esta baseada nos estudos epistemológicos de Piaget e Freire, já estudados por nós no curso PEAD. Para que não nos percamos em práticas que repetirão modelos pedagógicos do passado, nos novos formatos mais tecnológicos, lembrar e combinar os aprendizados nas interdisciplinas: Didática, Planejamento e Avaliação; Educação e Tecnologia da Educação e Informação; Laboratório de Criatividade também é essencial, assim, não se cometa o erro das práticas de concepções não construtivas. Temos muitos autores para nos guiar nessa caminhada.
*Texto em PDF Dispónivel no Moodle - Arquiteturas Pedagógicas para a Educação à Distância:Concepções e Suporte Telemático. Maria Jane S. Carvalho Rosane Aragon Nevado, Crediné Silva de Menezes. 2005.
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