Uma
visão diferente para o que no meu cotidiano escolar como educadora eu poderia chamar
de reação às rotinas vivenciadas.
Parecia simples, mas o texto
de Maturana e Varela introduzindo o tema corporeidade e sua epistemologia abre um leque de
possibilidades muito além das aulas experimentadas por mim e meus alunos.
Estudando as epistemologias do aprender é soberana a ideia de continuar
experimentando. As teses explicitadas no texto sobre comportamentos e o surgimento
das culturas, que não respondem como se dá o conhecimento humano, mas abre
perspectivas para entender sobre os mecanismos organizacional e estrutural das sociedades
contribuem para um maior entendimento sobre as aprendizagens das crianças através das suas corporeidades e da minha como educadora. As responsabilidades que se impõem sobre nós não podem ser consideradas de menor importância ou colocadas em um pedestal difícil de alcançar. São prioridades sob o ponto de vista pedagógico na atualidade. Quando Gonçalves (2005) cita três responsabilidades, a pessoal, social e individual, nada mais é que o processo que todo o professor educador responsável deve entender e refletir sobre a sua relação com o conhecimento e o desenvolvimento das capacidades conscientes dos seus alunos nos âmbitos individual e social.
GONÇALVES;
C.J.S. Corporeidade uma complexa trama transdisciplinar. Revisão do Conceito.
Tese de Doutorado. UNIMEP. 2005.
Olá Nanci,muito boa a tua reflexão sobre o texto apresentado na interdisciplina de corporeidade.Porém nas próximas 9 postagens procura vistar os teus 4 primeiros semestres de curso ,reler as postagens e ver o que tu mudou (ou não) em relação a agora ,final do curso.
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