quarta-feira, 4 de julho de 2018

Uma Reflexão sobre a alfabetização


Comênio foi o pai da Didática, de origem checa, viveu exilado, foi pastor, bispo e professor de Latim. Um defensor da vida simples, igualitária. Acreditava na educação para todos de forma geral e pregava que o "objetivo geral da educação era a preparação para a vida eterna". Desenvolveu um sistema para ensinar língua estrangeira e escreveu vários livros, entre eles "A Didática Magna" em 1657, nele faz reflexões e sugestões sobre o ensino; sobre o cotidiano escolar e sobre o comportamento dos professores com os alunos. No primeiro livro didático para a alfabetização o "Orbis Sensualin Pictus", apresenta gravuras, frases simples, sons e letras.  Nas imagens do Orbis reproduzidas pelo curso do PEAD para visualização, pode-se comparar o livro de Comênio à cartilha que foi muito utilizada em nossas escolas para a alfabetização, mas a diferença esta quando sugere que os alunos façam suas próprias experiências, acreditava no realismo do ensino. Daquilo que eles observam nos seus cotidianos, que já experimentaram ou investigaram lembrando Freire e a alfabetização de Adultos. Imagino que através destes relatos experimentados pelos alunos que a aula se complementava junto ao livro.
O cotidiano de trabalho que hoje enfrento, é da escola infantil, onde alterno meus dias entre as turmas de berçário até os jardins. Entre os elementos pedagógicos que Comênio coloca como relevantes posso afirmar que também estão entre as propostas pedagógicas que o PPP de nossa escola elaborou para entrar em vigor ainda este ano. Baseado numa proposta de pedagogia relacional e vigotskiana, posso citar como exemplo as preocupações que Comênio tinha na relação professor /aluno, assim como também fala da importância em “animar os alunos a ensinarem uns aos outro”. Como trabalho com crianças pequenas e bem pequenas, costumo alternar músicas e exercícios de relaxamento, obtenho com isso maior concentração e melhor desempenho nas rodas de conversa e observação das propostas de trabalho. O ambiente é sempre propício à pesquisa, à curiosidade e experimentação através de materiais diversos do conhecimento deles ou não. Materiais que proporcionem descobertas de suas funções, de suas origens, etc. Acredito sempre na capacidade de aprender de todos e todas, mas com respeito a suas histórias de vida, suas necessidades e motivações.

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