quarta-feira, 4 de julho de 2018

TEORIAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Resolvi postar aqui um quadro de análise e comparação feitos em grupo para a interdisciplina Linguagem e Educação deste VII Eixo do PEAD, por ter sido avaliado com elogios pela professora. Acredito que seja importante manter visível aos interessados. Neste quadro mostramos as semelhanças e diferenças entre os 3 teóricos mais importantes para entendimento da construção do conhecimento e aquisição da linguagem.


TEORIA EM RELAÇÃO A LINGUAGEM
SEMELHANÇAS
DIFERENÇAS













EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET

Para Piaget o desenvolvimento cognitivo depende da maturação biológica numa sucessão de estágios.
O desenvolvimento linguístico só acontece após determinada etapa do desenvolvimento cognitivo.
Piaget afirma que, para a criança adquirir pensamento e linguagem, deve passar por várias fases do desenvolvimento psicológico, partindo do individual para o social.
Segundo ele, o falante passa por pensamento autístico, fala egocêntrica para atingir o pensamento lógico, sendo o egocentrismo o elo das operações lógicas da criança. No processo de egocentrismo, a criança vê o mundo a partir da perspectiva pessoal, assimilando tudo para si e ao seu próprio ponto de vista, estando o pensamento e a linguagem centrados na criança.
O desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e de sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorre por meio de graduações sucessivas através de estágios, são eles: período sensório-motor, período pré-operatório, operatório concreto e formal.
A construção do conhecimento (equilibração) como resultado da relação (assimilação/acomodação), ou seja, relação entre sujeito e objeto= adaptação.


Interacionistas e construtivista.
Relação dialética entre pensamento e linguagem
Estágios de desenvolvimento
Conhecimento se dá a partir do sujeito e sua ação no mundo.
Fala egocêntrica

A construção do conhecimento é adquirida a partir da linguagem.
A evolução do conhecimento se dá de forma linear, o sujeito atua sobre o meio.
O desenvolvimento parte do individual para o social.


INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE VYGOTSKY

Para Vygotsky, a criança nasce num meio social, (família), nela que se estabelecem as primeiras relações com a linguagem na interação com o outro.
Nas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações mediadas. O homem se produz na e pela linguagem.
Antes dos dois anos de idade cognição e linguagem caminham em separados, ele chama de inteligência prática, fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem. Aos dois anos de idade, a fala da criança torna-se intelectual, generalizante, com função simbólica, e o pensamento torna-se verbal, sempre mediado por significados fornecidos pela linguagem. O pensamento e a linguagem iniciam-se pela fala social, passando pela fala egocêntrica, atingindo a fala interior que é pensamento reflexivo (auto-reguladora).

Interacionista e construtivista
Relação dialética entre pensamento e linguagem
Psicólogo
Fala egocêntrica
Desenvolvimento conflitante
Para Vygotsky desenvolvimento cognitivo depende das trocas mediadas entre sujeito e meio social. Diferentes conhecimentos coexistem, não são substituídos. Sujeito se relaciona com o meio. Há uma mediação entre sujeito-meio. A criança é o sujeito no processo de aquisição da linguagem. O sujeito desenvolve a linguagem desde o nascimento.
ZPD.
O desenvolvimento caminha do meio social para o individual.





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