Resolvi postar aqui um quadro de análise e comparação feitos em grupo para a interdisciplina Linguagem e Educação deste VII Eixo do PEAD, por ter sido avaliado com elogios pela professora. Acredito que seja importante manter visível aos interessados. Neste quadro mostramos as semelhanças e diferenças entre os 3 teóricos mais importantes para entendimento da construção do conhecimento e aquisição da linguagem.
TEORIA EM
RELAÇÃO A LINGUAGEM
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SEMELHANÇAS
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DIFERENÇAS
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EPISTEMOLOGIA
GENÉTICA DE PIAGET
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Para
Piaget o desenvolvimento cognitivo depende da maturação biológica numa
sucessão de estágios.
O
desenvolvimento linguístico só acontece após determinada etapa do
desenvolvimento cognitivo.
Piaget
afirma que, para a criança adquirir pensamento e linguagem, deve passar por
várias fases do desenvolvimento psicológico, partindo do individual para o
social.
Segundo
ele, o falante passa por pensamento autístico, fala egocêntrica para atingir
o pensamento lógico, sendo o egocentrismo o elo das operações lógicas da
criança. No processo de egocentrismo, a criança vê o mundo a partir da
perspectiva pessoal, assimilando tudo para si e ao seu próprio ponto de
vista, estando o pensamento e a linguagem centrados na criança.
O
desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades
e de sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento,
ocorre por meio de graduações sucessivas através de estágios, são eles:
período sensório-motor, período pré-operatório, operatório concreto e formal.
A
construção do conhecimento (equilibração) como resultado da relação
(assimilação/acomodação), ou seja, relação entre sujeito e objeto= adaptação.
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Interacionistas
e construtivista.
Relação
dialética entre pensamento e linguagem
Estágios
de desenvolvimento
Conhecimento
se dá a partir do sujeito e sua ação no mundo.
Fala
egocêntrica
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A
construção do conhecimento é adquirida a partir da linguagem.
A
evolução do conhecimento se dá de forma linear, o sujeito atua sobre o meio.
O
desenvolvimento parte do individual para o social.
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INTERACIONISMO
SIMBÓLICO DE VYGOTSKY
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Para
Vygotsky, a criança nasce num meio social, (família), nela que se estabelecem
as primeiras relações com a linguagem na interação com o outro.
Nas
interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no
processo de utilização da linguagem, no contexto das situações mediadas. O
homem se produz na e pela linguagem.
Antes
dos dois anos de idade cognição e linguagem caminham em separados, ele chama
de inteligência prática, fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e
uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem. Aos dois anos de
idade, a fala da criança torna-se intelectual, generalizante, com função
simbólica, e o pensamento torna-se verbal, sempre mediado por significados
fornecidos pela linguagem. O pensamento e a linguagem iniciam-se pela fala
social, passando pela fala egocêntrica, atingindo a fala interior que é
pensamento reflexivo (auto-reguladora).
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Interacionista
e construtivista
Relação
dialética entre pensamento e linguagem
Psicólogo
Fala
egocêntrica
Desenvolvimento
conflitante
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Para
Vygotsky desenvolvimento cognitivo depende das trocas mediadas entre sujeito
e meio social. Diferentes conhecimentos coexistem, não são substituídos.
Sujeito se relaciona com o meio. Há uma mediação entre sujeito-meio. A
criança é o sujeito no processo de aquisição da linguagem. O sujeito desenvolve
a linguagem desde o nascimento.
ZPD.
O
desenvolvimento caminha do meio social para o individual.
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