domingo, 1 de julho de 2018

Piaget, Vygotsky e Wallon

       
Este texto procura apontar as diferenças e semelhanças entre as teorias dos autores Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henry Wallon em relação à linguagem e a construção do conhecimento.
Interacionistas e construtivistas acreditam numa relação dialética entre pensamento e linguagem, a construção do conhecimento se dá a partir do sujeito e sua ação no mundo. 
As três teorias apresentam estágios de desenvolvimento para a aquisição da linguagem, mas ai prevalece as diferenças
  • Para Piaget o desenvolvimento linguístico só acontece após determinada etapa do desenvolvimento cognitivo, maturação biológica, numa sucessão de estágios: período sensório-motor, período pré-operatório, operatório concreto e formal, afirma que, para a criança adquirir pensamento e linguagem, deve passar por várias fases do desenvolvimento psicológico, partindo do individual para o social. O desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e de sua interação com o meio.  
 construção do conhecimento = assimilação & acomodação,
(adaptação   =  objeto + sujeito)
 
  • Para Vygotsky, a criança nasce num meio social, (família), e é nela que se estabelecem as primeiras relações com a linguagem na interação com o outro. O homem se produz na e pela linguagem. Antes dos dois anos de idade cognição e linguagem caminham em separados, ele chama de inteligência prática, fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem. Aos dois anos de idade, a fala da criança torna-se intelectual, generalizante, com função simbólica, e o pensamento torna-se verbal, sempre mediado por significados fornecidos pela linguagem. O pensamento e a linguagem iniciam-se pela fala social, passando pela fala egocêntrica, atingindo a fala interior que é pensamento reflexivo (auto-reguladora).

  • Para Wallon antes do surgimento da linguagem falada, as crianças comunicam-se e se constituem como sujeitos com significado, através da ação e interpretação do meio entre humanos, construindo suas próprias emoções, que é seu primeiro sistema de comunicação expressiva. O desenvolvimento acontece em uma sucessão de estágios que se integram, não sem conflitos. 1°. Impulsivo-emocional ( 0-1); 2°. Sensório-motor e projetivo (0-3); 3°. Personalismo (3-6); 4º. Categorial (6-12); 5º. Adolescência.
    A aprendizagem sempre implica na passagem por um novo estágio, então significa que nos adaptamos e esse processo dialético jamais se encerra. 

MONTOUYA, Adrian Oscar Dongo. Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de Investigação. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006
VIGOTSKI, Lev- Desenvolvimento da linguagem. Acesso em 29/04/18, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE
PPT – A concepção do desenvolvimento de Lev S. Vygotsky e sua influência no contexto escolar. Disponível no Moodle

Nenhum comentário:

Postar um comentário