Em uma revisão da
disciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, lembrei-me do texto "o menininho"
de Helen Buckley, aquele que carrega profundas marcas de sua primeira
professora. Refletir sobre que marcas quero deixar nos meus alunos e alunos é o
exercício diário que tenho feito. Na atividade proposta pela disciplina pensei nas
seguintes marcas: a espontaneidade, a curiosidade e a dedicação ao trabalho. O desafio lançado para reverter as marcas
negativas de uma pedagogia diretiva que o menino do texto carrega, envolve promover a volta
da autonomia desta criança valorizando as suas potencialidades e habilidades.
Procurar entender como esta criança pensa e possibilitar o maior número de
interações possíveis a ela, interações que sejam significativas e promovam a
construção do conhecimento. Esta reflexão foi feita sob a perspectiva de uma
Pedagogia relacional do agir e problematizar acreditando que o conhecimento desta
criança iniciou lá atrás no seu nascimento quando agia com meio físico e
social.
O papel do professor é aprender o que a criança já sabe e possibilitar que ela aumente a sua capacidade de aprender. De acordo com Dr. Fernando Becker, durante palestra de hoje, (30/06/2018), na FADED/UFRGS, devemos estar atentos aos verbos/ações que possibilitem o aprender que segundo ele, são facilmente encontrados na leitura de Paulo Freire e Piaget.
Referencias:
BECKER, Fernando. Palestra Aprendizagem no contexto escolar. Encontro do PEAD na FACED. Evento FACED/UFRGS. 2018.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2012.


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