domingo, 1 de julho de 2018

Marcas de uma Pedagogia para a autonomia



         Em uma revisão da disciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, lembrei-me do texto "o menininho" de Helen Buckley, aquele que carrega profundas marcas de sua primeira professora. Refletir sobre que marcas quero deixar nos meus alunos e alunos é o exercício diário que tenho feito. Na atividade proposta pela disciplina pensei nas seguintes marcas: a espontaneidade, a curiosidade e a dedicação ao trabalho.  O desafio lançado para reverter as marcas negativas de uma pedagogia diretiva que o menino do texto carrega, envolve promover a volta da autonomia desta criança valorizando as suas potencialidades e habilidades. Procurar entender como esta criança pensa e possibilitar o maior número de interações possíveis a ela, interações que sejam significativas e promovam a construção do conhecimento. Esta reflexão foi feita sob a perspectiva de uma Pedagogia relacional do agir e problematizar acreditando que o conhecimento desta criança iniciou lá atrás no seu nascimento quando agia com meio físico e social. 
        O papel do professor é aprender o que a criança já sabe e possibilitar que ela aumente a sua capacidade de aprender. De acordo com Dr. Fernando Becker, durante palestra de hoje, (30/06/2018), na FADED/UFRGS, devemos estar atentos aos verbos/ações que possibilitem o aprender que segundo ele, são facilmente encontrados  na leitura de Paulo Freire e Piaget.



Referencias:
BECKER, Fernando. Palestra Aprendizagem no contexto escolar. Encontro do PEAD na FACED. Evento FACED/UFRGS. 2018.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2012.

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