quarta-feira, 4 de julho de 2018

CENTROs DE INTERESSE


Estratégia criada pelo médico belga Ovide Decroly (1871 – 1932), foi o princípio da globalização, baseia-se na ideia de que as crianças aprendem o mundo com base em um todo. Preferia os trabalhos em grupos, para ele, a escola deveria preparar para o convívio em sociedade.  Trabalha com elementos reais, saídos do dia-a-dia, lembrando Comênio, o pai da didática que acreditava no realismo do ensino e sugeri que os alunos façam suas próprias experiências, daquilo que os alunos observam nos seus cotidianos, que já experimentaram ou investigaram. A marca principal da escola de Decroly são os centros de interesse onde os alunos escolhem o que querem trabalhar. Os quatro elementos que integram os centros de interesse são: de alimentação; de luta contra as intempéries; de agir, trabalhar solidariamente, descansar, divertir-se, desenvolver-se; de defesa contra perigos e inimigos. A observação direta ou indireta, examinando imagens, os alunos a fim de levantar dados das situações da realidade pesquisada e de interesse podem fazer associações análises, a fim de construir conceitos e  realizar várias aprendizagens. Durante as atividades de observação e de associação, as expressões verbais, plásticas e gestuais de toda ordem devem ser estimuladas pelo professor e aos alunos devem ser dadas todas as oportunidades de expressão, principalmente por meio da linguagem oral e escrita.

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