Estratégia
criada pelo médico belga Ovide Decroly (1871 – 1932), foi o princípio da
globalização, baseia-se na ideia de que as crianças aprendem o mundo com base
em um todo. Preferia os trabalhos em grupos, para ele, a escola deveria
preparar para o convívio em sociedade.
Trabalha com elementos reais, saídos do dia-a-dia, lembrando Comênio, o
pai da didática que acreditava no realismo do ensino e sugeri que os alunos
façam suas próprias experiências, daquilo que os alunos observam nos seus
cotidianos, que já experimentaram ou investigaram. A marca principal da escola
de Decroly são os centros de interesse onde os alunos escolhem o que querem
trabalhar. Os quatro elementos que integram os centros de interesse são: de
alimentação; de luta contra as intempéries; de agir, trabalhar solidariamente,
descansar, divertir-se, desenvolver-se; de defesa contra perigos e inimigos. A
observação direta ou indireta, examinando imagens, os alunos a fim de levantar
dados das situações da realidade pesquisada e de interesse podem fazer
associações análises, a fim de construir conceitos e realizar várias aprendizagens. Durante as
atividades de observação e de associação, as expressões verbais, plásticas e
gestuais de toda ordem devem ser estimuladas pelo professor e aos alunos devem
ser dadas todas as oportunidades de expressão, principalmente por meio da
linguagem oral e escrita.
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