Análise proposta pela professora Aline da interdisciplina Linguagem e Educação. O trabalho foi realizado em grupo sobre três abordagens das professoras e colegas do PEAD, eu Nanci, Marina e Cláudia. Chamo a atenção para a contação da história da Lenda do Guaraná que foi escolhida por mim e pela Marina, mas abordadas de forma totalmente diferente, marcando o "jeito" de cada professora e a forma que cada turma recebeu e interpretou a história. As duas turmas de jardim, mas de contextos totalmente diferentes. Eu que trabalho com Projeto Diversidade abordando aspectos da diversidade humana, através do
conhecimento das diversas etnias, de suas culturas e relações com o mundo
natural. E para abordar questões relacionadas ao índio, visitamos uma escola da
comunidade indígena kaingangue como disparador da temática.Marina utiliza a história da lenda na semana literária de sua escola, e a personagem Emília é quem aparece na hora do conto. Tanto no jardim da professora Marina quanto no Jardim da professora Nanci, foram contadas outras histórias com a mesma temática e outras atividades de campo envolveram os alunos. Na análise feita em grupo chegamos a conclusão que a
aquisição de novos elementos para a compreensão do que é ouvido, dito e visto
nas histórias, livros, filmes ou passeios foram extremamente importantes para o
desenvolvimento da linguagem. Nas experiências e nas diferentes vivências das
descobertas, no aumento do vocabulário, na interação com os colegas e com o
diferente, no compartilhamento das dúvidas e das próprias aprendizagens.
Referências
MONTOYA, Adrián
Oscar Dongo. Pensamento e Linguagem: Percurso Piagetiano de investigação. Psicologia
em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 119-127, jan./abr. 2006.
UNIVESP - Lev
Vigotski - Desenvolvimento da linguagem. Programa disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE
Nenhum comentário:
Postar um comentário