A velha pergunta desde o primeiro
eixo do nosso curso de Pedagogia. Será que já descobrimos que escola queremos?
Esta escola que nós professores sonhamos é também sonhada pelos alunos e pais?
A comunidade escolar reconhece uma escola democrática quando
encontra uma? Mas o que é uma escola democrática?
Na comunidade escolar que
pertenço, continuamos pensando, estudando e tentando encontrar os meios de tornar
a escola mais democrática ao propor ações que deem respostas às necessidades e
aos anseios da comunidade escolar.
Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil (DCNEI), iniciamos em 2017, como corpo docente, estudos
para tornar as nossas escolas do município mais cidadãs e que dê conta dos
direitos de aprendizagem das crianças.
Os professores
e professoras da educação infantil envolvidos nestes estudos elegeram mais 12 Direitos
de Aprendizagem que listo logo abaixo elencados aos Direitos de Aprendizagem da
terceira versão preliminar da BNCC (2017).
- COVIVER
- BRINCAR
- PARTICIPAR
- EXPLORAR
- EXPRESSAR
- CONHECER-SE
- SER RESPEITADA
- RELACIONAR-SE
- SER OUVIDA
- VIVENCIAR
- ESCOLHER
- OPINAR/EXPLICAR
- SER INCLUÍDA
- SER ACOLHIDA
- DESCOBRIR
- IMAGINAR
- PROTAGONIZAR
- APRECIAR
Neste ano, passamos a direcionar
nossos olhares e forças para que se cumpram estes deveres. Cada unidade escolar
deverá promover estudos para descobrir de que forma se poderá garantir e/ou
potencializar estes direitos infantis.
E foi pensando nestes Direitos de Aprendizagem das crianças que me vi no futuro planejando o estágio obrigatório do curso. Contemplando as expectativas de aprendizagem dos alunos, seguindo o PPP da escola, valorizando e respeitando as diretrizes curriculares da EI em prol do crescimento da criança como pessoa que tem "direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer ..." ( BRASIL, 1998).
Referencia:
ESTEIO - BMCC/SME, 2017
BRASIL - BNCC, 2017
BRASIL, Art. 227 da Constituição Federal, 1988
Olá! Excelente reflexão em relação a aula e a tua atividade prática! Que consiga a escola conseguir seguir os direitos de aprendizagem e que consigam tornar a escola participativa e democrática.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes