domingo, 10 de dezembro de 2017

ESCOLA INCLUSIVA




                                         
 Analisando os dados coletados para um dossiê de inclusão sobre uma escola de educação infantil, percebo realidade inclusiva desta escola.
A garantia de acessibilidade a todos os alunos com necessidades especiais esta prevista na nossa constituição de 1988 - democratizações da educação e garantia de atendimento especializado dentro dos estabelecimentos, preferencialmente na escola regular – assim como o ECA reitera a garantia desses direitos. E toda criança com necessidades educativas especiais seja pela deficiência física ou outra necessidade educativa especial tem sua matrícula garantida nesta escola. As crianças chegam sem nenhum atendimento ou aquelas que são atendidas em espaços institucionais segregados, são todas bem vindas, e nota-se que a cada ano migram mais crianças destas instituições apara a escola regular do município, exercendo seus direitos. Desta forma posso concluir que a luta das pessoas com deficiência rendeu muitos frutos, mas ainda é cedo para pensar que a garantia de acesso aos estabelecimentos educacionais regulares são suficientes para a garantia da democratização e equiparação de oportunidades e acesso ao trabalho, única garantia de autonomia destes indivíduos.  Quanto mais pessoas com deficiência, seja ela qual for, tenham acesso e garantia a educação, ao lazer, a cultura e outros, ou seja, tenham evolução cultural, mais garantia de que a luta permanecerá até a verdadeira igualdade. 

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