Analisando os dados coletados
para um dossiê de inclusão sobre uma escola de educação infantil, percebo realidade
inclusiva desta escola.
A garantia de acessibilidade a todos os alunos com
necessidades especiais esta prevista na nossa constituição de 1988 -
democratizações da educação e garantia de atendimento especializado dentro dos
estabelecimentos, preferencialmente na escola regular – assim como o ECA
reitera a garantia desses direitos. E toda criança com necessidades educativas
especiais seja pela deficiência física ou outra necessidade educativa especial
tem sua matrícula garantida nesta escola. As crianças chegam sem nenhum atendimento ou aquelas que são atendidas em espaços institucionais
segregados, são todas bem vindas, e nota-se que a cada ano migram mais crianças
destas instituições apara a escola regular do município, exercendo seus direitos.
Desta forma posso concluir que a luta das pessoas com deficiência rendeu muitos
frutos, mas ainda é cedo para pensar que a garantia de acesso aos
estabelecimentos educacionais regulares são suficientes para a garantia da
democratização e equiparação de oportunidades e acesso ao trabalho, única
garantia de autonomia destes indivíduos.
Quanto mais pessoas com deficiência, seja ela qual for, tenham acesso e
garantia a educação, ao lazer, a cultura e outros, ou seja, tenham evolução
cultural, mais garantia de que a luta permanecerá até a verdadeira
igualdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário