sábado, 9 de dezembro de 2017

A SOMBRA DESTA MANGUEIRA



Dilalogicidade é uma exigência estratégica da natureza humana para alcançar resultados. E esta através de instrumentos se torna inacabada, pois a cada dia buscamos novos resultados,  pois a constante evolução tecnológica também nos provoca a novos diálogos e a busca constante.
A consciência desta condição de inacabado que nos torna humanos e educáveis numa totalidade que incluí sentimentos, emoções, relações, desejos que meu corpo capta nas relações com o o mundo, Paulo Freire diz que "a consciência do mundo que implica a consciência de mim no mundo, com ele e com os outros, que implica também a nossa capacidade de perceber o mundo, de compreendê-lo...”.  
            A curiosidade é um elemento da qualidade humana na intenção de conhecer o mundo através do contato (vida) e das relações (existência), é uma necessidade humana de compreender para explicar o mundo. No nosso cotidiano movemo-nos, na maioria das vezes, sem uma reflexão sobre a natureza, sem pensar as relações entre o sujeito e o objeto. A curiosidade fica desarmada, não refletimos esteticamente sobre as coisas e suas relações.
            O que Paulo Freire nos chama atenção quanto educadores é que esta curiosidade estética não pode estar fora da sala de aula. É preciso transformar a curiosidade estética em epistemológica. Que a teoria provoque a mente a uma postura de curiosidade para o conhecimento. Que o espaço escolar seja adequado e proporcione condições para este exercício dialógico.




FREIRE, Paulo. À Sombra desta mangueira.  Ed. Olho D’água. São Paulo, 2000.

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