Trabalhar a
igualdade social e as diferenças culturais é o maior desafio dos educadores.
Primeiro é preciso entender os conceitos educação, educação escolar e suas
interferências na lógica da composição de uma sociedade. Refletir e estar atento para não se deixar
seduzir pelo fácil e pelos anseios da modernidade, que produz estereótipos e
também reproduz os estereótipos antigos tão marcantes em nossas vidas e que
sempre foi o do padrão europeu, que padroniza e inferioriza a diferença. Se colocar no lugar do outro, perceber as dificuldades
que a criança encontra, entender que o meio é fator fundamental na construção
do seu conhecimento é usar de estratégias para ajudar a criança a avançar na
sua aprendizagem. Conhecer minimamente como acontece a
construção do conhecimento é indispensável para todos das áreas da
licenciatura, indiferente em que área do conhecimento, sejam das ciências ou
das palavras Não esqueçamos também as diferenças
comportamentais, cognitivas, físicas, etc. Se quisermos verdadeiramente, sermos educadores preocupados
com a educação e o com o desenvolvimento dos nossos alunos, que demandam de uma
sociedade tão diversa cultural e etnicamente, devemos buscar a valorização de
cada indivíduo a partir das suas diferenças e particularidades. É como aprendemos, "o estranho desaparece na
convivência". Aprendamos então nesta convivência, a aceitar o diferente e
aprender com eles.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender, ensinar e relações
étnico-raciais no Brasil. EDUCAÇÃO. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007
étnico-raciais no Brasil. EDUCAÇÃO. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007
Olá! O texto está qualificado, deverá procurar acrescentar referências e autores que te auxiliaram a construir esse texto.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador VI
PEAD UFRGS