sábado, 24 de setembro de 2016

ESCRITA E REFLEXÃO

       

      Retorno nesta atividade de escrever o portfólio, ou seja neste blog, que deve ter o registro de novos saberes ou dúvidas;  as minhas reflexões sobre os temas abordados nas aulas presenciais. Pois bem, faço aqui uma breve reflexão sobre o que vejo evoluir na minha escrita: o livre pensamento. O que quero dizer com isso? Digo que hoje escrevo o que realmente penso sobre tudo o que leio, o que percebo nos  debates e o que consigo reter nas várias leituras. Não me preocupo mais em repassar conhecimentos resumindo as ideias de um ou vários textos. Entendi que reflexão não é resumo de texto, nem é a verdade absoluta e nem o contrário dela. Reflexão é a ideia que eu faço de todo o conhecimento/informação que chega a mim. Para tanto, é preciso que eu questione, busque outras leituras sobre a mesma temática e tente uma análise sob diferentes perspectivas, só assim posso formular ideias autorais, como estimulam nossos professores.
        Um dos aspectos que fortalecem nosso portfólio é a evidência. Esta posso facilmente descrevê-la por  minhas ações e observações durante as práticas cotidianas. Ao relacionar estas práticas (evidências) às ideias dos autores estudados, minha escrita  se torna argumentativa, outro aspecto bastante valorizado.
         Portanto, o blog/portfólio vai evidenciar a evolução da minha escrita autoral e de forma geral as mudanças na minha prática, pelo crescimento pessoal, pelo conhecimento adquirido e pela busca constante de novos conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário