sexta-feira, 22 de julho de 2016

Música e Aprendizagem


Mr Holland _ Adorável Professor¹


Lembrei deste filme emocionante logo na primeira aula de Libras deste semestre do nosso curso EAD em Pedagogia. 
'Na música, o próprio silêncio tem ritmo."
 Encontrei também esta frase nos escritos de cadernetas antigas na qual é dada autoria à Cláudio de Souza, resolvi postar aqui porque ela me diz muito e consigo entender a música no silêncio da vida de um surdo.   
A música é arte, diversão, reflexão, introspecção, devaneio.
Após estas reflexões penso a respeito de qual a função da música nas nossas vidas?    Terá sempre um propósito específico?
A utilização da música em nossas vidas pode vir acompanhada dos mais variados motivos. Cada situação pede um tipo de música. Um acalanto, uma dança, um rito social ou religioso, ou por simples prazer. O certo é que a música nos acompanha desde muito cedo.
Se pensarmos na música dentro da escola, veremos que assume as mais variadas funções: para iniciar ou dirigir uma atividade, nas brincadeiras de roda, para dançar, acalmar ou realizar algum tipo de exercício de relaxamento. Assim, todos os contextos têm algum tipo de música, mas cada um deles tem sua própria linguagem musical (BOWMAN, 2002, NETTL, 1997).
Eu, quanto professora de educação infantil, utilizo a música como um dos meus mais importantes instrumentos de trabalho. Sempre que a dinâmica de trabalho não está andando bem, canto uma música e é como que hipnotizasse as crianças momentaneamente. A atenção delas volta para mim, e é possível recomeçar o trabalho.
Assim como o professor Holland conseguiu de volta o amor de seu filho e da esposa, através da música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário