sexta-feira, 15 de julho de 2016

FÁBULAS



Fábula é um tipo de narrativa em prosa ou verso e que geralmente traz como personagens animais, objetos ou plantas com características humanas, ou seja, personificados. Essas narrativas têm como principal ideia uma crítica aos comportamentos humanos. Carregam sempre uma “lição de moral” explicitada no início ou no final da história que são curtas e fáceis de memorizar.

Trabalhar com Fábulas em sala de aula pode ser bastante interessante por provocar discussões pelas diferentes interpretações e enfrentamentos de opiniões. Na minha opinião esse tipo de enfrentamento gera um pensamento mais crítico no/a aluno/a ao defender o seu ponto de vista e escutar o ponto de vista do outro.

Um exemplo deste tipo de narrativa é a conhecida história da cigarra e a formiga. A formiga trabalha o verão inteiro para armazenar alimentos para o inverno enquanto a cigarra somente canta. Podemos discutir a moral explicita da história sob o ponto de vista de que a formiga é trabalhadora e precavida, enquanto a cigarra só quer curtir a vida e não pensa no futuro. Mas quantas outras lições podemos retirar desta relação de trabalho x prazer? Este tipo de intervenção pode ser constantemente feito durante um trabalho com fábulas em sala de aula.

Além de discutir a “moral”, é interessante também que possamos trabalhar o enredo da história da mesma forma que em outro tipo de narrativa. Saber identificar as etapas da narrativa e em que momento acontece o clímax da história, por exemplo, e a partir destas criar novos enredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário