Fábula é um tipo de narrativa em
prosa ou verso e que geralmente traz como personagens animais, objetos ou
plantas com características humanas, ou seja, personificados. Essas narrativas
têm como principal ideia uma crítica aos comportamentos humanos. Carregam
sempre uma “lição de moral” explicitada no início ou no final da história que
são curtas e fáceis de memorizar.
Trabalhar com Fábulas em sala de
aula pode ser bastante interessante por provocar discussões pelas diferentes
interpretações e enfrentamentos de opiniões. Na minha opinião esse tipo de
enfrentamento gera um pensamento mais crítico no/a aluno/a ao defender o seu
ponto de vista e escutar o ponto de vista do outro.
Um exemplo deste tipo de
narrativa é a conhecida história da cigarra e a formiga. A formiga trabalha o
verão inteiro para armazenar alimentos para o inverno enquanto a cigarra
somente canta. Podemos discutir a moral explicita da história sob o ponto de
vista de que a formiga é trabalhadora e precavida, enquanto a cigarra só quer
curtir a vida e não pensa no futuro. Mas quantas outras lições podemos retirar
desta relação de trabalho x prazer? Este tipo de intervenção pode ser
constantemente feito durante um trabalho com fábulas em sala de aula.
Além de discutir a “moral”, é
interessante também que possamos trabalhar o enredo da história da mesma forma
que em outro tipo de narrativa. Saber identificar as etapas da narrativa e em que
momento acontece o clímax da história, por exemplo, e a partir destas criar
novos enredos.
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