sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Cuidado na hora de escolher um livro para as crianças e experiências positivas com poesias.

  
      Sendo o livro um produto cultural, temos que ter em mente que ele estará vendendo uma ideia.

      A ideia que o livro vende, nem sempre está explícita. O cuidado na hora de escolher um livro a ser trabalhado com as crianças deve levar em conta qual produto/ideia ele quer vender? Que ideias ele pode estar normatizando e excluindo outras? Quais estereótipos podem estar representados? Que intenções ideológicas formativas podem estar implícitas nas tramas da história?

      Na minha vida, como mãe, tia, etc, sempre me preocupei com as escolhas dos livros. Sabia das intenções ideológicas nas histórias, mas não tinha este conhecimento mais aprofundado. De uma forma simples, como faço ainda hoje, leio toda a publicação infantil antes de comprar e usar em sala de aula ou de presentear uma criança. Claro que também temos nossas ideologias, mas a procura por obras que deixem o caminho aberto para a reflexão são meus preferidos.

      Quando descobri o livro "Poesia Fora da Estante"¹, eu ainda não lecionava e tive uma grata experiência lendo para meus filhos². Na época tinham 6 e 10 anos e a leitura, era exigida todas as noites por eles. Mais tarde encontrei um segundo volume, e as leituras se repetiam constantemente. O primeiro livro reúne poesias de 30 escritores brasileiros e originalmente nem todas escritas para as crianças. A partir deste livro passei a pesquisar mais sobre as possibilidades de trabalhar com poesia em sala de aula. 

      A primeira experiência em sala de aula foi com Mario Quintana, trazendo poemas que tinham a ver com as temáticas trabalhadas, como a escrita do nome, os sete anos e a perda do primeiro dente. Trabalhei vários outros autores e com poesias para crianças, como Vinícius de Moraes. Mas uma experiência marcante foi também no jardim 2 com o poema "O menino que carregava água na peneira" um poema de Manoel de Barros do livro "Palavras de encantamento". O poema se abateu sobre os alunos de tal forma que todos queriam ser poetas, criando suas rimas, suas fantasias e também desenhos maravilhosos.







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