sexta-feira, 17 de junho de 2016

Os livros e as crianças





O universo que um leitor abre diante de um livro tem muitas facetas.
Ao abrir um livro, o leitor está em busca de algo. Pode ser apenas o prazer momentâneo ou talvez ampliar seu conhecimento, pode estar à procura de uma fuga da realidade, uma viagem no tempo e no espaço. Enfim, existem infinitas possibilidades que levam a leitura.
Já uma criança pequena, e falo aqui dos primeiros 5 anos, quando ela abre um livro pode ser que para ela, tudo seja uma grande surpresa. Ela possivelmente não tem um objetivo, uma busca específica. As páginas que mudam, as variadas cores, os diferentes personagens, as texturas, o tamanho e o peso da publicação, tudo tem uma leitura própria da criança e que depende da sua própria história. Talvez ela ache que o livro “maior” é melhor, pois tem que empregar mais esforço e dedicação ao manuseio.
Pois bem, dito isso, pretendo chegar ao foco:  A criança faz a escolha de um livro por diversos motivos. Nem sempre aquele que nos interessa dentro de um planejamento. Como podemos intervir nesta escolha para que ainda tenha significado para a criança.
Oferecer à criança múltiplas possibilidades, repertórios em que se reconheça e que também descubra coisas fora de seu repertório. O educador pode mostrar caminhos conhecidos e chegar ao desconhecido através da leitura, da contação, da teatralização e outros recursos. Fazendo comparações, relações, interpretações sempre com a ajuda das crianças e principalmente em busca do prazer.

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