sábado, 23 de abril de 2016

BRINCAR




 
Vocês brincam? Pergunta a professora no primeiro dia de aula de Ludicidade e Educação. 
Sim, respondo. Brinco com meus alunos.
Resposta errada. A professora quer saber se nós adultos brincamos.
Sim, eu brinco.
Brinco quando leio e me transforma na revolucionária Olga, na valente Ana, na inocente Clarissa ou mesmo na devassa e libertina Valentina. Também posso ser Curupira, Boitatá, Lobo Mau e Chapeuzinho quando leio para uma criança. Volto aos dez anos caminhando pelo meio fio das calçadas e rio quando desequilibro e caio. Brinco de teletransporte quando esqueço a sombrinha e tomo banho de chuva no antigo bairro que morava.  Sou macaca quando subo na árvore para comer fruta direto no pé e ainda grito como Tarzan do alto de um galho.  Brinco misturando ingredientes para uma nova receita, vestindo roupas esportivas fingindo ser atleta, usando sapatos de salto alto e andando como as grandes damas da sociedade. Sim eu brinco, o tempo todo. E hoje pensando sobre o tema, não seria eu se não brincasse. Seria uma pessoa mais chata, menos feliz e menos professora.

A professora tem outras perguntas para nós: Brincar é importante? Por quê?
Brincar é muito importante pois ajuda no desenvolvimento físico e emocional da criança. Ela cresce ativa e saudável. Nas questões emoções brincando pode resolver seus conflitos internos. Faz amizades, interage com a natureza, faz descobertas sobre si e o mundo.
Mas para o adulto é importante brincar? Sim, conforme o artigo de Loide Anes, publicado em Psic4All Psicologia para todos*, “está provado que a criatividade e o equilíbrio são vitais para a vida social. Um homem criativo faz descobertas, inventa e promove mudanças. Mas como recuperar a criatividade nos dias acelerados de hoje? Brincar é a resposta! ” 

Um comentário:

  1. Olá! Vamos brincar que brincar alimenta sonhos, expectativas e renova emoções! Sempre devemos ter momentos para brincar em nosso contexto de vida. A tua publicação com um link de artigo enriquece e ampliou o conhecimento da temática que estava abordando. Utilize de links que eles ajudam a nós tranferir para outros conteúdos que estão conectados ao teu tema de estudo! Parabéns! Faça uso de linguagem hipertextual, dialogue com autores e também descreva suas aprendizagens. Teu blog está seguindo orientações e está ficando rico em conteúdo! Continue publicando e escrevendo suas aprendizagens! Momentos compartilhados e registrados ajudam ao fortalecimento da nossa rede de aprendizagem! Abraços!

    ResponderExcluir