segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Escola de Barbiana







         Sobre Escolas Alternativas e Escrita Colaborativa


    Em uma breve pesquisa sobre escolas alternativas, encontrei informações sobre a Escola de Barbiana Pedagogia do Compromisso, que chamam a atenção pela escolha de dedicar-se aos filhos de operários ou camponeses italianos durante os anos cinquenta - sec. XX -  Don Lorenzo Milani, criador da escola, acreditava "que o fracasso não é uma fatalidade e que todos podem aprender de tudo, e bem”. Para tanto, precisam de tempo, oportunidade e cuidado."
    Don Milani, acreditava que o fracasso escolar destes alunos pobres advinha do sistema e não da incapacidade deles. Através da aquisição e domínio da linguagem poderiam se tornar livres e autônomos. Novamente recordo Freire quando diz "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (1987, p.39). Viajavam para o exterior ao final do ciclo, com o compromisso de escreverem aos colegas as suas experiências vividas em uma outra cultura, dando continuidade à aprendizagem colaborativa que tanto Don Milani prezava.
    Na experiência de fazer uma escrita colaborativa na disciplina do Seminário Integrador, fica nítido a importância desta atividade: Torna importante cada integrante da escrita, que deve manter o compromisso com os seus colegas e com a escrita. Experiências semelhantes que tivemos durante o curso, foram os fóruns, onde dividimos nossos saberes e também colaboramos nas escritas dos colegas.

Aos interessados em uma experiência a mais recomendo:< http://zunal.com/webquest.php?w=65694>


(Compilação da resenha de livros sobre a Escola de Barbieri : HOFFMAN, Marvin. You won’t remember me: the schoolboys; of Barbiana speak to today. New York: Teachers College Press, 2007. 105 p.; MARTÍ, Miguel. El maestro de Barbiana. Barcelona: Ed.Nova Terra, 1977. 141 p.; Carta a uma professora: pelos rapazes da escola de Barbiana. São Paulo: Centauro, 1994. 123 p) http://www.senac.br/BTS/363/resenha.pdf .
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de janeiro. Paz e Terra, 1987. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_oprimido.pdf> 





Um comentário:

  1. Olá Nanci!
    Muito interessante as relações que estabeleceste entre a Escola de Barbiana e as atividades de escrita propostas durante o 2º semestre do PEAD.
    Para qualificar a postagem sugiro aprofundar as informações sobre o compromisso com a escrita dentro da escola citada, pois ao ler teu texto o fracasso escolar está em destaque. Faço um questionamento: Como a Pedagogia do compromisso possibilita superar o fracasso escolar?
    Também recomendo que faça a releitura e edição do texto de modo a dar mais clareza às ideias apresentadas. Veja no segundo parágrafo, por exemplo que falta uma ligação entre a citação de Freire e a frase que segue "Viajavam para o exterior..."
    Abraço,
    Cátia
    Tutora EAD Seminário Integrador

    ResponderExcluir